Feminização do pomo de Adão
A cirurgia de redução do pomo de Adão, ou shaving da proeminência tireóidea, é um procedimento comum na Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial.
O Pomo de Adão é uma cartilagem protuberante localizada no pescoço, chamada de cartilagem tireóide. A laringe funciona como uma caixa de ressonância para as cordas vocais. Durante a puberdade, a laringe cresce mais nos meninos do que nas meninas. Isso cria mais ressonância na voz masculina, que geralmente é mais grossa.
A proeminência da Cartilagem Tireóidea é uma característica comum em homens adultos. A visibilidade excessiva do pomo de Adão pode ser problemática especialmente para mulheres transgênero que começaram sua transição e, em geral, para quem não se sente confortável com a proeminência dessa cartilagem.
A redução dessa cartilagem reduz o seu tamanho tornando-a uma solução eficiente e permanente.
Feminização do pescoço com redução de pomo de Adão
A cirurgia de redução da traqueia é um procedimento de feminização facial muito requisitado. É simples e rápido, mas uma redução agressiva pode danificar a estrutura da laringe e modificar drasticamente as cordas vocais. Por isso é fundamental ir a um cirurgião experiente. O objetivo do cirurgião é reduzir a cartilagem o máximo possível, para obter uma forma vista como feminina sem afetar o restante dos elementos na mesma área.
Para evitar uma cicatriz visível no pescoço ao nível da traqueia, que seria uma marca muito óbvia, a incisão é feita a alguma distância da cartilagem, geralmente mais próxima ao queixo.
No entanto, mesmo com muita experiência, há momentos em que não é possível que o pomo saliente desapareça completamente se tiver um tamanho considerável.
Este procedimento é realizado sob anestesia geral, sozinho ou em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos. Dura aproximadamente 30 minutos.
A partir da incisão, é criado um pequeno túnel para alcançar a cartilagem tireóide. Com uma broca diamantada, a proeminência é reduzida, sempre dentro de parâmetros anatomicamente seguros. Finalmente, os músculos que estão próximos à cartilagem tireóide são unidos para cobrir a área operada.