Remodelamento Costal
O remodelamento costal é uma cirurgia que tem ganhado destaque ao permitir a redução da largura da cintura, resultando em uma relação mais harmônica entre a cintura e o quadril.
A indicação de Remodelamento Costal é feita em diversos casos, sempre que a busca for o afinamento da cintura. Ela é indicada para mulheres Trans que estão em um processo de feminização corporal. E também para mulheres Cis que sintam desconforto com sua proporção corporal ou tiveram alguma modificação na sua silhueta pós gestacional.
A cirurgia oferece resultados muito satisfatórios quando realizada isoladamente e também quando combinada com outros procedimentos como lipoaspiração, lipoescultura e abdominoplastia(LINK PARA AS PÁGINAS)
Existem três técnicas principais de remodelamento costal, cada uma com suas particularidades e aplicações:
- Resecção de Costelas Flutuantes: Esta é a técnica mais antiga e comumente praticada. Envolve a remoção parcial de um ou dos dois últimos pares de costelas, reduzindo a largura da caixa torácica e proporcionando uma silhueta mais estreita. Geralmente, é indicada para pacientes com uma aparência excessivamente larga nesta região.
- Técnica de Kudzaev: Nesta abordagem, a cintura é modificada ao alterar o ângulo das costelas através de uma osteotomia (corte) nos dois ou três últimos pares de costelas. O contorno é ajustado durante o processo de cicatrização, com o uso de um corset que se estende por dois meses após a cirurgia. Esse método garante que as costelas se fixem em uma nova posição, proporcionando a transformação desejada na silhueta.
- Técnica Riboss®: A técnica mais recente é uma evolução da anterior e envolve o remodelamento das costelas por meio de uma osteotomia nos três últimos pares. Em vez de utilizar um corset, que pode ser desconfortável para algumas pacientes, as costelas são fixadas em sua nova posição com o auxílio de placas e parafusos.
A duração da cirurgia varia de 40 minutos a 3 horas, dependendo da técnica escolhida e da inclusão de outros procedimentos cirúrgicos. O procedimento é realizado sob anestesia geral.
É importante ressaltar que o remodelamento costal pode ser feito de forma isolada ou associado a cirurgias de lipoescultura, lipoaspiração oi abdominoplastia com a decisão dependendo da composição corporal e das necessidades individuais de cada paciente.