Feminização do nariz

O nariz, pelo seu posicionamento central, é de extrema importância para a caracterização feminina ou masculina do rosto.

Muitas pacientes sabem que o refinamento do nariz pode melhorar significativamente a aparência geral, fazendo com que os olhos pareçam maiores e enfatizando as bochechas. A rinoplastia pode ter um efeito embelezador, criando uma impressão mais delicada do rosto.

Características do nariz de acordo com o gênero

Normalmente, o nariz masculino costuma ser maior que o nariz feminino, por possuir maior quantidade óssea e de cartilagem. Na harmonização com o nariz, a testa também desempenha um papel muito importante, principalmente na transição com o nariz, que nos homens tende a ser marcada e proeminente. Portanto, o primeiro passo na avaliação de cada paciente é determinar se o tratamento deve compreender nariz e testa juntos.

O nariz feminino é normalmente menos proeminente em todos os aspectos, tendendo a ser mais estreito e reto, ou, no perfil, com uma ponta levemente curvada. Além disso, as narinas tendem a ser menores nas mulheres.

Objetivos

A Rinoplastia dentro da Cirurgia de Feminização Facial atende a 3 objetivos:

  1. Feminizar o nariz
  2. Harmonizar o nariz em relação ao resto das estruturas modificadas, principalmente em relação à testa, a mandíbula e o queixo.
  3. Alcançar um resultado estético, além das diferenças de gênero.

As técnicas da rinoplastia podem ser utilizadas para reduzir o volume do nariz ou dar-lhe um contorno mais feminino com proporções mais harmônicas com o restante da face. A rinoplastia geralmente consiste em abaixar o dorso do nariz e elevar discretamente a ponta. 

O tipo de pele da região nasal influencia no resultado final do procedimento. Se a pele for fina, a rinoplastia consegue um resultado mais definido; no entanto, se a pele for mais grossa, como é mais comum em narizes não caucasianos (descendentes de negros, índios ou orientais), os benefícios são perceptíveis, mas podem ter algumas limitações, principalmente na ponta nasal.

Procedimentos de Feminização do Nariz

A rinoplastia é um procedimento muito pessoal, que exige avaliação minuciosa das estruturas ósseas e cartilaginosas que compõem o nariz. Costuma ser realizada sob anestesia geral, porém, alguns casos isolados, pode ser realizada sob anestesia local e sedação. A cirurgia de rinoplastia leva entre uma e duas horas.

O nariz é dividido em 4 subunidades: dorso, ponta, base óssea e asas. Essas subunidades são trabalhadas de acordo com a necessidade. De maneira geral, os objetivos são: 

  • Afiar a ponta do nariz
    Ao retirar uma pequena porção de cartilagem da ponta e suturar, conseguimos melhorar a delicadeza e definição da ponta nasal.
  • Baixar o dorso (giba)
    O excesso do dorso, formado por osso e cartilagem, é removido até chegar  na altura desejada. 
  • Estreitamento da base nasal
    Para deixar o nariz mais fino
  • Estreitamento das asas nasais