FACIALTEAM & JOHNS HOPKINS DISCUTINDO A SAÚDE TRANSGÊNERO

A FACIALTEAM, em colaboração com o Centro de Saúde Transgênero do hospital Johns Hopkins anunciou em 2018 seu primeiro seminário conjunto sobre a Cirurgia de Feminização Facial para profissionais da área de saúde transgênero ao redor do mundo.

O evento ocorreu no dia 19 de Junho de 2018, aberto a um máximo de 100 pessoas registradas que trabalham em campos relacionados à identidade de gênero.

O objetivo principal deste seminário foi compartilhar informações  sobre os principais procedimentos de cirurgias maxilofacial envolvidos em cirurgias de CFF,  que constituem portanto técnicas essenciais na Cirurgia de Gênero Facial. A palestra incluiu discussões como o processo de avaliação, diagnóstico e tratamentos, com uma breve análise das técnicas de feminização facial mais utilizadas, como a reconstrução da testa e a redução do pomo de Adão.

Casos clínicos foram compartilhados como ilustração dos pontos mais importantes na administração de serviços de saúde para pessoas transgênero, que são essenciais para se atingir o sucesso dos resultados, tanto da perspectiva médica como da perspectiva da paciente.

O Centro de Saúde Transgênero do hospital Johns Hopkins trabalha com um time completo de especialistas dedicados a diminuir as disparidades nos tratamentos de saúde para pessoas transgêneras e intersexuais por meio da educação médica, pesquisa, e qualidade mundial em cuidado clínico.

Os palestrantes foram:

  • Devin O’Brien-Coon, Professor assistente de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva na Escola de Medicina Johns Hopkins em Baltimore, USA. Atualmente lidera a equipe multidisciplinar dedicada ao atendimento médico para pacientes transgênero.
  • Dr Luis Capitán e Dr Daniel Simon, ambos Co-Diretores e Cirurgiões-Chefes da FACIALTEAM, grupo cirúrgico pioneiro no processo de feminização facial

A Feminização Facial no contexto do Cuidado de Saúde Transgênero

Após décadas de trabalho duro em cuidado médico para transgêneros, hoje a importância da cirurgia de confirmação de gênero, do tratamento hormonal e suporte psicológico são amplamente reconhecidos. Contudo, pouca atenção tem sido focada na confirmação de gênero facial.

A cirurgia de feminização facial não é um procedimento estético. É um tratamento procurado por milhares de pessoas que possibilita que a paciente expresse sua verdadeira identidade de maneira mais confiante. A alta demanda por essa cirurgia não surpreende já que são pessoas que relatam terem conquistado uma nova autoconfiança depois da Cirurgia CFF, conquistando privilégios que nos parecem comuns como aceitação social, oportunidades de trabalho e proteção contra discriminação e violência.

A FACIALTEAM apoia fortemente o idéia de que a Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial pode afetar a auto imagem da paciente, promovendo uma transição melhor sucedida e a uma melhor qualidade de vida em geral.

Inovando os cuidados na saúde transgênero: Pesquisa

Com o intuito de desenvolver melhorias nos cuidados de saúde com o público transgênero, a FACIALTEAM participa frequentemente de pesquisas e conferências científicas internacionais sobre este campo.

 

É fácil ficar acompanhar as nossas pesquisas e atividades, basta acessar a nossa sessão de Pesquisa.

Inovando os cuidados na saúde transgênero: Treinamento

A preparação da futura geração de profissionais na área de saúde transgênero envolve treinamento: Apresentações, workshops, assim como treinamentos práticos como a recente a recente prática com laboratório de cadáveres conduzida na IAVANTE, centro multidisciplinar para inovação científica em Granada, Espanha.

Outro evento de treinamento foi o Curso De Treinamento De Cirurgia Para Procedimentos De Confirmação De Gênero que aconteceu no dia 27 de abril de 2018 em Nova Iorque, no qual o Dr. Daniel Simon palestrou sobre CFF, convidado pela Universidade Monte Sinai e a Associação Profissional de Saúde Transgênero Mundial (WPATH).

Também em 2018, o centro da FACIALTEAM em Marbella, Espanha, recebeu alguns estudantes de Medicina para uma treinamento relacionada à Pesquisa Bio Sanitária. As conclusões dos estudantes surpreenderam os jurados do programa, que destacaram a sua abordagem inovativa para conceitos médicos básicos na IV CONVENÇÃO DE PESQUISA BIO SANITÁRIA DOS ESTUDANTES.

Se você é um profissional na área de saúde transgênera e quer saber mais sobre nossas apresentações, por favor visite nossa seção de Eventos Científicos.

Fale com a FACIALTEAM Brasil