CIRURGIA DE FEMINIZAÇÃO FACIAL
Nariz
NARIZ
O nariz está na parte central do rosto. Muitos pacientes acreditam que o refinamento do nariz pode fazer uma melhora significativa na aparência, enfatizando as bochechas e fazendo com que os olhos pareçam maiores. Uma rinoplastia pode ter ótimo efeito, tornando o rosto mais delicado como um todo.
Características do nariz de acordo com o gênero
Geralmente, o nariz masculino costuma ser maior que o feminino por ser constituído por maior componente ósseo. A transição entre o nariz e a testa desempenha um papel muito importante quando se fala em gênero facial. No homem a transição costuma ser proeminente criando um ângulo entre o nariz e a testa. Analisar detalhadamente esta região do rosto é fundamental na hora de decidir se o nariz e a testa devem ser abordados simultaneamente para obter o melhor resultado possível. Esta decisão se baseia nas necessidades individuais de cada paciente.
O nariz feminino geralmente é menos proeminente que o masculino em todos os aspectos, as narinas tendem a ser menores, o dorso mais estreito e reto ou com uma ponta levemente curvada. A ponta do nariz feminino muitas vezes é mais acentuada que o masculino.
Feminização do nariz
No contexto da Cirurgia de Gênero Facial, uma rinoplastia tem três objetivos:
- Feminizar o nariz
- Harmonizar o nariz em relação às outras estruturas modificadas (principalmente a testa a mandíbula e o queixo)
- Alcançar um resultado estético além das diferenças de gênero.
As técnicas padrão de rinoplastia podem ser usadas para reduzir o nariz e dar-lhe um contorno mais feminino com proporções que estarão em harmonia com o resto da face e da testa. Uma rinoplastia de redução consiste geralmente estreitar o dorso do nariz e levantar discretamente a ponta. A correção da proeminência da testa suaviza o ângulo entre o nariz e a testa.
O tipo de pele na área do nariz pode influenciar o resultado final do procedimento. A cirurgia vai atingir o máximo do seu potencial se a pele na região for fina; No entanto, se a pele é mais espessa, como é mais comum no gênero masculino, a redução, embora notável, pode ter algumas limitações.
Rinoplastia
A rinoplastia (cirurgia do nariz) é um procedimento muito individualizado e requer uma avaliação exaustiva das estruturas ósseas e cartilaginosas que formam o nariz.
Em geral, as rinoplastias são realizadas sob anestesia geral. Em alguns casos menores, pode-se empregar anestesia local e sedação.
Em função das necessidades individuais de cada paciente, podem-se empregar os seguintes procedimentos:
- Refinamento da ponta: Mediante a extração de uma pequena seção da cartilagem da ponta, conseguimos o aperfeiçoamento ou “estreitamento” da ponta nasal.
- Adequação do perfil: O excesso do dorso formado por osso e cartilagem é extraído para que posteriormente se empregue uma lixa óssea com a qual se suaviza a estrutura de acordo com o resultado desejado.
- O estreitamento do osso nasal: Se a ponte do nariz é larga, pode-se reduzi-la a partir da fratura do osso nasal de cada lado e a aproximação dos lados em direção à linha média.
- O estreitamento das fossas nasais: O volume das fossas nasais pode ser reduzido com a retirada da base da cartilagem alar.
No final da cirurgia, utilizamos uma tala nasal para que se consiga manter a forma obtida. Além disso, colocam-se tampões no interior das fossas nasais para conseguir estabilizar as estruturas internas. As incisões realizadas durante o procedimento são fechadas com pequenas suturas.
Rinoplastia estruturada: pensando a longo prazo
A cirurgia de nariz, estatisticamente, é um dos procedimentos que mais apresentam taxas de complicações a médio e longo prazo em todo o mundo (assimetrias, desvios e colapso da ponta sao alguns exemplos). Isso acontece quando o cirurgião aborda somente problema estético do nariz sem considerar a estrutura interna e sua sustentação. Nestes casos, os resultados imediatos são satisfatórios, mas com o tempo o nariz tende a sofrer os problemas acima mencionados.
Nossa abordagem sempre leva em conta estrutura e estética. Com nossa técnica de rinoplastia, as principais áreas de colapso (ponta e dorso) são sempre reforçadas com enxertos de cartilagem que evitam problemas no pós-operatório a médio e longo prazo.
Bibliografia
Se você quiser saber mais sobre as técnicas de Rinoplastia na Feminização, leia nosso artigo científico intitulado: Technical and Clinical Considerations for Facial Feminization Surgery With Rhinoplasty and Related Procedures.
Raúl J. Bellinga, Luis Capitán, Daniel Simón and Thiago Tenório
JAMA Facial Plastic Surgery
December 2016