CIRURGIA DE FEMINIZAÇÃO FACIAL

Nariz

NARIZ

O nariz está na parte central do rosto. Muitos pacientes acreditam que o refinamento do nariz pode fazer uma melhora significativa na aparência, enfatizando as bochechas e fazendo com que os olhos pareçam maiores. Uma rinoplastia pode ter ótimo efeito, tornando o rosto mais delicado como um todo.

Características do nariz de acordo com o gênero

Geralmente, o nariz masculino costuma ser maior que o feminino por ser constituído por maior componente ósseo. A transição entre o nariz e a testa desempenha um papel muito importante quando se fala em gênero facial. No homem a transição costuma ser proeminente criando um ângulo entre o nariz e a testa. Analisar detalhadamente esta região do rosto é fundamental na hora de decidir se o nariz e a testa devem ser abordados simultaneamente para obter o melhor resultado possível. Esta decisão se baseia nas necessidades individuais de cada paciente.

O nariz feminino geralmente é menos proeminente que o masculino em todos os aspectos, as narinas tendem a ser menores, o dorso mais estreito e reto ou com uma ponta levemente curvada. A ponta do nariz feminino muitas vezes é mais acentuada que o masculino.

Feminização do nariz

No contexto da Cirurgia de Gênero Facial, uma rinoplastia tem três objetivos:

  1. Feminizar o nariz
  2. Harmonizar o nariz em relação às outras estruturas modificadas (principalmente a testa a mandíbula e o queixo)
  3. Alcançar um resultado estético além das diferenças de gênero.

As técnicas padrão de rinoplastia podem ser usadas para reduzir o nariz e dar-lhe um contorno mais feminino com proporções que estarão em harmonia com o resto da face e da testa. Uma rinoplastia de redução consiste geralmente estreitar o dorso do nariz e levantar discretamente a ponta. A correção da proeminência da testa suaviza o ângulo entre o nariz e a testa.

O tipo de pele na área do nariz pode influenciar o resultado final do procedimento. A cirurgia vai atingir o máximo do seu potencial se a pele na região for fina; No entanto, se a pele é mais espessa, como é mais comum no gênero masculino, a redução, embora notável, pode ter algumas limitações.

Rinoplastia

A rinoplastia (cirurgia do nariz) é um procedimento muito individualizado e requer uma avaliação exaustiva das estruturas ósseas e cartilaginosas que formam o nariz.

Em geral, as rinoplastias são realizadas sob anestesia geral. Em alguns casos menores, pode-se empregar anestesia local e sedação.

Em função das necessidades individuais de cada paciente, podem-se empregar os seguintes procedimentos:

  • Refinamento da ponta: Mediante a extração de uma pequena seção da cartilagem da ponta, conseguimos o aperfeiçoamento ou “estreitamento” da ponta nasal.
  • Adequação do perfil: O excesso do dorso formado por osso e cartilagem é extraído para que posteriormente se empregue uma lixa óssea com a qual se suaviza a estrutura de acordo com o resultado desejado.
  • O estreitamento do osso nasal: Se a ponte do nariz é larga, pode-se reduzi-la a partir da fratura do osso nasal de cada lado e a aproximação dos lados em direção à linha média.
  • O estreitamento das fossas nasais: O volume das fossas nasais pode ser reduzido com a retirada da base da cartilagem alar.

No final da cirurgia, utilizamos uma tala nasal para que se consiga manter a forma obtida. Além disso, colocam-se tampões no interior das fossas nasais para conseguir estabilizar as estruturas internas. As incisões realizadas durante o procedimento são fechadas com pequenas suturas.

Rinoplastia estruturada: pensando a longo prazo

A cirurgia de nariz, estatisticamente, é um dos procedimentos que mais apresentam taxas de complicações a médio e longo prazo em todo o mundo (assimetrias, desvios e colapso da ponta sao alguns exemplos). Isso acontece quando o cirurgião aborda somente problema estético do nariz sem considerar a estrutura interna e sua sustentação. Nestes casos, os resultados imediatos são satisfatórios, mas com o tempo o nariz tende a sofrer os problemas acima mencionados.

Nossa abordagem sempre leva em conta estrutura e estética. Com nossa técnica de rinoplastia, as principais áreas de colapso (ponta e dorso) são sempre reforçadas com enxertos de cartilagem que evitam problemas no pós-operatório ​​a médio e longo prazo.


Bibliografia

Feminização do narizSe você quiser saber mais sobre as técnicas de Rinoplastia na Feminização, leia nosso artigo científico intitulado: Technical and Clinical Considerations for Facial Feminization Surgery With Rhinoplasty and Related Procedures.

Raúl J. Bellinga, Luis Capitán, Daniel Simón and Thiago Tenório
JAMA Facial Plastic Surgery
December 2016

Back to top