CIRURGIA DE FEMINIZAÇÃO FACIAL

Pomo de Adão

POMO DE ADÃO

A cirurgia de redução do pomo de Adão, ou shaving da proeminência laríngea, é um procedimento comum na Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial.

A traqueia de acordo com o gênero

O pomo de Adão é uma característica determinante dos adultos do gênero masculino. Um pomo de Adão proeminente pode ser um estigma para as mulheres transgênero que estão passando pela transição ou para qualquer pessoa que está infeliz com um pomo de Adão excessivamente proeminente.

O pomo de Adão é uma cartilagem proeminente localizada no pescoço, na frente da laringe, chamada de proeminência laríngea. A laringe atua como caixa de ressonância para as cordas vocais. Durante a puberdade esta cartilagem cresce mais em meninos do que em meninas. Isso faz com que a saliência conhecida como a pomo de Adão fique aparente.

A redução do pomo de Adão ou o shaving da proeminência laríngea, reduz o tamanho da cartilagem e é uma solução muito eficiente.

Feminização da traqueia

Redução do pomo de Adão

A cirurgia de redução do pomo Adão é um procedimento de feminização simples e rápido, mas sempre deve ser realizado por um cirurgião hábil  experiente, já que uma redução agressiva pode enfraquecer a estrutura da laringe e alterar permanentemente a qualidade da voz. Durante o procedimento o cirurgião reduz a proeminência até obter um formato considerado feminino.

Para evitar uma cicatriz visível sobre do pomo de Adão, o que também seria um estigma, realizamos a incisão distante da cartilagem, normalmente abaixo do mento, e se for possível, em uma dobra de pele. O motivo é evitar uma cicatriz visível, diminuir o risco de adesão da pele na região da cirurgia e de fibrose dos tecidos próximos à área manipulada.

Apesar das técnicas serem muito eficientes, nem sempre é possível reduzir a cartilagem a ponto de fazer o pomo de Adão desaparecer completamente.

Procedimento

A cirurgia de redução de pomo de Adão é realizada sob anestesia geral. Pode ser feita isoladamente ou em combinação com outros procedimentos. A cirurgia leva em torno 30 minutos. Uma incisão é feita aproximadamente 2 cm abaixo do queixo, se possível, escondida dentro de um dobra de pele da área submentual (queixo). A partir dessa incisão, um pequeno túnel é criado para alcançar a cartilagem tireóide. Utilizando material cirurgico de alta precisão e uma broca ultrassônica a proeminência e suas bordas superiores são reduzidas dentro de parâmetros anatomicamente seguros. Os músculos que estão localizados ao longo e em cima da cartilagem tireóide são unidos para cobrir a área onde ocorreu a redução do Pomo de Adão.

VIDEO 3D

Back to top