REDUÇAO DO POMO DE ADAO

Um pomo proeminente pode ser um estigma constante em uma mulher transexual ou biológica. Sua redução cirúrgica é o procedimento mais comum da feminização.

O pomo de Adão é um traço muito característico dos homens adultos. Seu nome diz tudo: é um dos atributos de Adão, o homem.
Trata-se de  cartilagem situada na frente da glandula tireóide.

A redução cirúrgica da cartilagem tireóide é uma solução eficaz para este problema.
O cirurgião reduz tal cartilagem para lhe proporcionar uma forma mais feminina.
A redução da cartilagem tireóide é uma das cirurgias de feminização mais simples e mais rápidas, mas deve ser realizada com cautela, já que uma redução exageradamente agressiva poderia debilitar a estrutura da laringe e alterar permanentemente a qualidade vocal.

Procedimento

  • Pode-se realizar como procedimento ambulatório sob anestesia local e sedação ou sob anestesia geral. Muitas pacientes o realizam juntamente com outros procedimentos. Sua realização dura em torno de 30 minutos.
  • Faz-se uma incisão de  2 cm entre o queixo e o pescoço, distante da região do pomo. Visamos evitar trocar a proeminência do pomo por uma cicatriz visível na mesma região, o que também seria desconfortável para as pacientes .
  • A partir daí, realiza-se um túnel sob a pele até se alcançar a cartilagem tireóide. Com brocas especiais, recorta-se a proeminência e a borda superior.
  • Os músculos que se encontram ao longo e sobre a cartilagem se unem no centro para cobrir a zona da intervenção.

Recuperacao

  • Durante um período de 7 a 10 dias, é provável haver uma sensação de ardor e algumas dificuldades para engolir ou falar. Os pacientes relatam que é muito similar a uma simples dor de garganta.
  • Durante as primeiras 24-48 horas, pode-se apresentar inchaço na região operada.
  • Pode haver uma debilidade suave da voz nos primeiros dias depois da cirurgia que desaparecerá nos dias posteriores à cirurgia.