CIRURGIA DE FEMINIZAÇÃO FACIAL

CIRURGIA DE FEMINIZAÇÃO FACIAL

A Cirurgia de Feminização Facial é um conjunto de procedimentos destinados a suavizar e modificar os traços faciais percebidos como masculinos, exagerados ou não harmônicos e que são decisivos na identificação visual do gênero facial.

No nosso site você encontrará informações detalhadas sobre a Cirurgia de Feminização Facial e procedimentos relacionados conhecidos atualmente como Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial e Cirurgia de Harmonização Facial. A FACIALTEAM lhe dá as boas vindas, agradecemos a sua visita e queremos que você aprenda mais sobre o nosso trabalho.

Duas indicaçoes para a Cirurgia de Feminização Facial: Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial e Cirurgia de Harmonização Facial.

O conceito popularmente conhecido como Cirurgia de Feminização Facial é na verdade muito mais amplo do que se pensa e hoje em dia envolve procedimentos procurados por pessoas de todos os gêneros. As técnicas utilizadas na Cirurgia de Feminização Facial podem ser indicadas, por exemplo, para casos de mulheres cis com frentes muito proeminentes ou para qualquer pessoa que tenha uma mandíbula muito larga. Para estes casos o termo geralmente utilizado é Cirurgia de Harmonização Facial. Para especificar diferenças nos objetivos da cirurgia e enfatizar a importância funcional, o termo específico usado no caso das mulheres transgênero é Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial.

Porque Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial

Desde uma idade muito precoce, as pessoas reconhecem automaticamente se um rosto é “masculino ou feminino”. Muito antes de aprender sobre as diferenças de gênero. A percepção do gênero através de características faciais ocorre em um único olhar, involuntariamente, e na sociedade ocidental é baseada em um conceito de identificação quase sempre é binário (masculino ou feminino). Enquanto outras partes do corpo podem ser escondidas, camufladas ou exageradas para parecer mais femininas, pode ser difícil alcançar um rosto feminino sem a Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial. É por esta razão que uma pessoa que se encontra no processo de transição de gênero pode buscar esta cirurgia com o objetivo de uma integração mais fácil, no local de trabalho, com a família e na sociedade em geral. A Cirurgia De Feminização Facial é muito procurada por mulheres transgênero que frequentemente sofrem com a discriminação, violência ou situações ainda piores. Modificar o gênero facial dentro do protocolo de transição é sem dúvida para algumas pacientes tão importantes como a terapia hormonal e a cirurgia genital.


O CÉREBRO REGISTRA MILHÕES DE DETALHES AO OLHAR UMA PESSOA PELA PRIMEIRA VEZ … NESTA FRAÇÃO DE SEGUNDO, UM GÊNERO É INVOLUNTARIAMENTE ASSIGNADO


 

Um novo conceito na Feminização: Escultura Óssea

Existem poucos centros no mundo especializados exclusivamente em Cirurgia de Feminização Facial. O crânio foi sempre tratado quase exclusivamente por cirurgiões maxilofaciais ou craniofaciais. Nos últimos anos, as melhorias nos procedimentos cirúrgicos e nos acessos à região facial permitiram resultados e avanços importantes ​​nestas especialidades. A capacidade de transferir estas técnicas inovadoras para o campo da Cirurgia de Feminização Facial nos permite modificar diretamente o formato do osso de maneira precisa e previsível. Os efeitos da escultura do osso são cuidadosamente calculados e permanentes. Isto garante nossos resultados a longo prazo.

Como alcançar resultados melhores e duradouros?

Os tecidos moles (pele, gordura, músculo) estão expostos a inúmeros agentes que promovem mudanças, desgaste muscular, retenção de líquidos, efeitos gravitacionais, perda de elasticidade, etc. O estresse ambiental, a saúde e o envelhecimento tornam difícil prever resultados a longo prazo em cirurgias realizadas em tecidos moles. Por outro lado, os ossos da face não estão sujeito aos fatores de mudança mencionados acima, o que significa que as modificações cirúrgicas permanecerão em grande parte inalteradas ao longo do tempo. Considerando esta vantagem e com uma ampla compreensão das principais diferenças entre o crânio masculino e feminino, podemos mudar a estrutura óssea para alcançar um rosto mais harmonioso e mais feminino.

De um modo geral, o crânio masculino tem características bem definidas que o distinguem do feminino. Os grandes pilares para a identificação visual do gênero facial são basicamente a área da testa, o nariz, a mandíbula e área do queixo. Outros aspectos, estruturais e não, também podem influenciar na identificação, como o pomo de Adão, o formato da linha do cabelo, as maçãs do rosto, o lábio superior, os pelos faciais, o tipo e a qualidade de pele e a distribuição da gordura no rosto.

Nossa Filosofia

A filosofia da FACIALTEAM se baseia na personalização do tratamento. Cada rosto requer diferentes procedimentos para alcançar um resultado único, mais harmonioso e feminino. A Cirurgia de Feminização Facial é muito mais do que apenas realizar os procedimentos corretos, é entender a relação global de todas as características faciais dentro do quadro das características de gênero e como mudanças específicas vão afetar seu aspecto geral.

Plano de tratamento

A CHAVE PARA ALCANÇAR RESULTADOS ALTAMENTE SATISFATÓRIOS NA CIRURGIA DE FEMINIZAÇÃO FACIAL DECORRE DO ENCONTRO ENTRE UM TRATAMENTO PERSONALIZADO, A ESCOLHA APROPRIADA DAS TÉCNICAS, E AS NECESSIDADES E OBJECTIVOS DA PACIENTE

Cada feminizaçåo é única, portanto, não existe um protocolo de tratamento predeterminado. A eleição dos procedimentos adaptados a cada tipo de rosto determinará o resultado final, visando um resultado harmonioso e feminino.

Normalmente, uma área do rosto é identificada como primária. Esta área vai ser o foco principal da Cirurgia de Feminização Facial personalizada. Após uma análise detalhada do rosto, áreas secundárias serão analisadas e ,então, poderão ser sugeridos outros procedimentos para otimizar o resultado final. Todos os procedimentos adicionais, dentro de parâmetros de expectativas realistas, são considerados após uma avaliação cuidadosa da equipe cirúrgica. O objetivo da análise em conjunto é ajudá-la a desenvolver idéias claras sobre quais áreas do rosto você gostaria de modificar.


A ESCOLHA DO TRATAMENTO SE BASEIA NO EXAME FÍSICO, NA ANÁLISE DE TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS EM 3D, NAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS, NA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS EM DIFERENTES ÂNGULOS, E O MAIS IMPORTANTE: A AUTO-AVALIAÇÃO DA PACIENTE


 

Nota da FACIALTEAM

Informamos a todas as pacientes interessadas ​​na Cirurgia de Feminização Facial que os procedimentos realizados nesta cirurgia têm como objetivo obter resultados harmônicos, femininos e naturais. O tratamento não se propõe modificar a fisionomia natural do rosto, pois assim ficaria comprometida a integridade estrutural ou se produziram mudanças exageradas. É essencial que as pacientes tenham expectativas realistas dos objetivos, das limitações e dos resultados da Cirurgia de Feminização Facial. Aconselhamos você a refletir e a procurar orientação de profissionais a respeito do impacto que uma mudança significativa no rosto trará em sua vida. Nós acreditamos que estar bem orientada a influenciará positivamente no período de recuperação e na adaptação deste importante passo durante processo de transição.


Bibliografia

Cirurgia de Feminização FacialSe tiver interesse em saber mais sobre as técnicas de Cirurgia de Feminização Facial leia nosso capítulo sobre Cirurgia de Confirmação de Gênero Facial que faz parte do livro mais importante que existe até hoje sobre cuidados e saúde de pacientes transgênero: Facial Feminization Surgery: A Global Approach 

By Luis Capitán and Daniel Simón
In: Gender Affirmation: Medical and Surgical Perspectives
Editors: Salgado, Monstrey, Djordjevic
Thieme Medical Publisher, Inc.
November 2016

 

Back to top